Utilizar o Calibre numa máquina Linux

Publicado: 25/04/2017 em Escritorio
Tags:,

O Calibre está no repositório Debian. Assim é muito fácil baixá-lo e instalá-lo. Utilize o Synaptic ou via linha de comando:

# apt-get calibre

Calibre foi pensado para ser uma solução completa de biblioteca eletrônica. Ele inclui um gerenciador de biblioteca, conversor de formatos, conversor de feeds de notícias em e-book assim como recursos de sincronização de leitores de e-book.

Calibre é principalmente um programa catalogador de e-books. Ele gerencia sua coleção de e-books. Ele foi desenhado ao redor do conceito de livro lógico, isto é, uma única entrada no banco de dados pode corresponder a e-books em vários formatos. Ele também dá suporte a conversão de dúzias de diferentes formatos de e-books para LRF e EPUB. Uma interface gráfica para o software de conversão pode ser facilmente acessada simplesmente clicando no botão “Converter e-books”.

No momento da publicação deste post, os formatos de entrada para os quais há suporte são: MOBI, LIT, PRC, EPUB, ODT, HTML, CBR, CBZ, RTF, TXT, PDF e LRS.

Ao executar o Calibre pela primeira vez será necessário ajustar algumas configurações. A primeira etapa consiste em indicar um diretório no qual os seus livros serão armazenados, Pode ser qualquer pasta do computador.

Agora faremos a escolha do fabricante e o modelo do seu leitor de e-books. Certifique-se de selecionar a opção corretamente de acordo com o seu dispositivo leitor, pois é esta informação que determina as opções de conversão do programa. Observe a figura abaixo, onde no meu caso tenho um Kindle PaperWhite:
Calibre - selecionar seu dispositivo de leitura de e-books

O Calibre pode enviar livros automaticamente por email para o Kindle. Para que isso seja possível, é preciso configurar o Calibre corretamente através de seu menu “preferências -> Compartilhando livros por e-mail”. Caso você tenha uma conta no Gmail, pode utilizá-la para esta tarefa. Neste caso, observe a figura abaixo.
Configurar servidor e-mail para o Calibre

Pela figura, realçamos:

  • Servidor de saída (SMTP): 465
  • Nome do Servidor: smtp.gmail.com
  • Conexão de segurança (SSL): ativada

Para enviar os livros para o seu Kindle, selecione os livros que deseja transferir e clique com o botão direito do mouse sobre qualquer um dos livros selecionados, conforme figura abaixo:
Enviar e-books por e-mail utilizando o Calibre

Observação:
Para contas Google permitir a conexão do Calibre, deve-se configurar este servidor para permitir a conexão de aplicativos menos seguros, conforme figuras abaixo:
Google - configurar login e seguranca

Para gerenciar as configurações de acesso à conta e de segurança utilize a URL https://myaccount.google.com/security
Agora, permita conexões menos seguras.
Gmail - configurar conexões menos seguras

Quando não estiver utilizando o Calibre, é recomendável por segurança desabilitar esta permissão.

Anúncios

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s