Icones, papeis de parede e Temas dos ambientes gráficos Xfce, Gnome e KDE

Publicado: 10/06/2012 em Escritorio, Linux
Tags:, ,

1. Configurar Icone

No Linux, a pasta padrão para os icones está em /usr/share/icons/
Embaixo desta pasta há um conjunto de outras pastas com os nomes dos temas. Quando se utiliza o gerenciador xfce, os icons das aplicações ficam em /usr/share/app-install/icons/
Por exemplo, em /usr/share/icons/gnome/24x24/actions/ ficam os icones do tema padrão do Gnome.

Partindo de um problema concreto: no menu principal existe a aplicação “SAGA GIS” sem um icone associado. Como associar um icone a esta aplicação?

Resposta:
passo-1: primeiro, colocar o novo icone na pasta /usr/share/app-install/icons/
passo-2: associar a aplicação ao icone, onde a maneira mais fácil para isto é editar o Menu Principal e fazer a associação. O Menu Principal, se estiver usando a interface xfce, é obtida via Menu de Aplicativos -> Configurações -> Menu Principal.

2. Usar novos temas no Xfce

a) Instalar o novo tema na área do usuário
É uma opção interessante pois cada usuário poderá utilizar seus temas favoritos, sem necessitar de privilégios de administrador para instalar os temas.

Criar a pasta .themes abaixo do diretório raiz:
$ mkdir ~/.themes

Baixar os temas e colocar nesta pasta. Por exemplo, se fizer o download do arquivo de tema 136162-Crunchy-themes.tar.gz (descompactar via comando tar -zxvf 136162-Crunchy-themes.tar.gz). Após isto, mover o conteúdo do pacote para a pasta .themes:
$ cp -r endereco/onde/desempacotou/* ~/.themes/.

Logo, a pasta .themes deve ficar com as seguintes subpastas:
03-Crunchy-blue
04-Crunchy-grey
05-Crunchy-green

OBS: para casos de arquivos .tgz o comando de descompactação é semelhante: tar xvzf nome_arquivo.tgz).

Pronto, agora é só tulizar os novos temas, que é obtido através de Menu de Aplicativos -> Configurações -> Gerenciador de Configurações -> Aparência.

b) Instalar o novo tema na área de root
A vantagem é que ficará disponível para todos os usuários. Os arquivos de temas devem ficar na pasta /usr/share/themes. Após baixar o tema (normalmente vem em um arquivo compactado contendo vários arquivos e pastas), transfira seu conteúdo para a pasta de temas:
/usr/share/themes# cp -r endereco/onde/desempacotou/* .

Pronto, agora é só tulizar os novos temas, que é obtido através de Menu de Aplicativos -> Configurações -> Gerenciador de Configurações -> Aparência.

3. Papéis de parede (“wallpapers”)
Normalmente as pessoas gostam de usar papéis de parede diferentes. Isso é muito fácil de se alterar tanto no Xfce como no gnome ou KDE, bastando clicar com botão direito do mouse na área de trabalho.

a) Usando Xfce
Para selecionar o novo papel de parede disponibilizado, use o botão direito do mouse sobre a área de trabalho (Desktop), e das opções do menu selecionar a “Configurações da área de trabalho”. Aí é só clicar sobre a imagem que será utilizada como papel de parede.
Para novos papéis de parede, fazer uso de um terminal e colocar todos os arquivos em /usr/share/xfce4/backdrops/.

b) Usando Gnome
Após clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho(desktop), escolher “alterar plano de fundo”. Depois usar a opção adicionar. Para o caso de se desejar adicionar uma coleção grande de wallpapers, e ter todas elas disponíveis em um só lugar, coloque-as na pasta padrão do sistema /usr/share/pixmaps/backgrounds . Só é possível fazer isso como administrador e através do console do terminal, ou usando o nautilus como root.

c) Usando o KDE
No KDE, os wallpapers estão organizados a partir da pasta /usr/share/wallpapers. Existe uma “regrinha” quando a disponibilização dos wallpapers, conforme pode ser observado em Criando wallpapers para o KDE. Essa regra para gerenciamento dos wallpapers do K Desktop Environment – KDE possibilita ao sistema selecionar automaticamente uma imagem com a resolução mais adequada para o computador do usuário evitando que ela se apresente distorcida, bem como permite a inserção de alguns dados importantes sobre o wallpaper.

Uma boa ideia é instalar um conjunto de wallpapers padrão para o KDE:
# aptitude install kde-wallpapers-default kde-wallpapers

Um outro conjunto de wallpapers para o KDE pode se encontrado em KDE-Look.org

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s