Dicas para o Writer do BrOffice e LibreOffice

Publicado: 06/10/2011 em Escritorio, Linux
Tags:

1. Numeração automática da estrutura de tópicos

Para criar uma numeração de tópicos automática é necessário vincular um “nível da numeração” a um “estilo de parágrafo”. Por exemplo, desejamos:
Nível 1 = 1.
Nível 2 = 1.1
Nível 3 = 1.1.1
Nível 4 = 1.1.1.1
Neste sentido, vamos vincular o estilo de parágrafo “Título 1” com a numeração “1.”; “Título 2” com a numeração “1.1”; “Título 3” com a numeração “1.1.1”. E pode-se configurar mais, seguindo este mesmo procedimento.

Para isto, proceda:
Menu: “Ferramentas” => “Numeração da Estrutura de Tópicos”. Selecione o Estilo de Parágrafo como sendo Título 1. Em seguida, selecione de uma única vez todos os níveis de parágrafo “1-10”. A tela abaixo ilustra este procedimento:

Estrutura de Tópicos do Writer

Já marque “Mostrar Subníveis” como sendo 10. É só confirmar com “OK” e a nova configuração já estará valendo.

2. Marcas e Numeração
Para trabalhar com a numeração de parágrafos (numeração/marcadores), conforme o exemplo a seguir, proceder da seguinte forma:

1. Segunda-feira

1.1. reunião com coordenadores
1.2. seminário com o gerente
1.3. avaliação de equipe
1.4. apresentação dos relatórios

2. Terça-feira

2.1. revisão dos pedidos
2.2. listagem de materiais
2.3. fechamento de apresentação

  • Clique no menu “Formatar” => “Marcadores e numerações”;
  • Na aba “Estrutura de Tópicos” selecione a estrutura que seja mais semelhante a que se deseja construir (conforme figura abaixo);

Estrutura de Tópicos

  • Na aba “Posição” pode-se formatar o alinhamento, espaçamento e posição do texto em relação à numeração e, por último, clique em < OK > ;
  • Automaticamente, o item 1 irá aparecer na tela, exatamente na posição do cursor;
  • Digite normalmente o texto e ao final pressione <enter>. Na linha abaixo, irá aparecer o número 2, porém, se for necessário um sub-item do 1, pressione a tecla <Tab>, então, aparecerá 1.1. Digite o texto e ao final pressione <enter>, automaticamente, a seqüência da numeração será seguida;
  • Quando houver a necessidade de inserir uma linha sem numeração entre um parágrafo e outro pressione as teclas <shift> + <enter>;
  • Para prosseguir com a numeração dos parágrafos, pressione <enter> .
  • Ao retornar de um sub-nível para um nível, ou seja, conforme o exemplo acima, do item 1.4 para o 2, pressione as teclas <shift> + <tab> ;

Obs.: Como opção, também podemos utilizar a barra flutuante, que será visualizada quando o cursor do mouse estiver posicionado nas marcas e numerações (vide figura abaixo).

Marcadores e Numeração

Marcadores e Numeração
Ativar-Desativar Numeração Adiciona ou remove a numeração dos parágrafos selecionados
Mover para Cima Posiciona o parágrafo selecionado antes do parágrafo que está acima dele.
Desativa Numeração Desativa a numeração ou os marcadores do parágrafo selecionado. Mover para Baixo Posiciona o parágrafo selecionado depois do que está abaixo dele .
Promover Move o parágrafo selecionado um nível acima na hierarquia de numeração ou de marcadores Mover para Cima com Subpontos Move um parágrafo com subpontos para antes do parágrafo anterior.
Rebaixar Move o parágrafo selecionado um nível abaixo na hierarquia de numeração ou de marcadores Mover para Baixo com Subpontos Move um parágrafo com todos os seus subpontos para depois do parágrafo seguinte.
Promover com Subpontos Desloca os parágrafos com subpontos um nível de numeração para cima Reiniciar Numeração Reinicia a numeração do texto.
Rebaixar com Subpontos desloca os parágrafos com subpontos um nível para baixo Marcadores e Numeração Adiciona marcadores ou numeração ao parágrafo atual e permite editar o formato da numeração ou marcadores.
Inserir sem Numeração Inserir um parágrafo sem numeração.  A numeração existente não será afetada.

Referências:
1- Manual completo de procedimentos para utilização do BrOffice.org
2- Extensões e Modelos para o LibreOffice

comentários
  1. ismael disse:

    Muito obrigado! Perdi um tempão com essa história de numeração 1.1, 1.2… brigando com o sumário, tudo ok agora graças à dica. Valeu!

  2. Valmir disse:

    valeu, ajudou muito!

  3. braubro disse:

    Obrigado pela dica, mas não consigo entender o contexto de cada método. Se eu estiver escrevendo um texto legal ou um relatório onde cada parágrafo deve ser numerado, qual dos dois métodos eu devo utilizar? Devo criar um estilo de parágrafo para cada nível na estrutura de tópicos ou basta usar um único estilo e identá-lo com a tecla TAB? Adicionalmente, não consigo encontrar uma forma de fazer com que a numeração de um nível fique em negrito, e os subníveis não.

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho