Transferir arquivos para o VirtualBox

Publicado: 14/09/2011 em Escritorio, Linux, MS-Windows
Tags:,

Neste post vamos demonstrar como compartilhar pastas entre a máquina Linux hospedeira do VirtualBox e o sistema operacional Windows, sendo emulado com a ajuda do VirtualBox.

1) Carregue o Virtualbox (conforme tela-1 abaixo), use o menu “Configurações” e, na opção “Pastas Compartilhadas” (conforme tela-2 abaixo), informe as pastas que devem ser compartilhadas (e dê um nome a cada uma delas). P.ex., se você quiser compartilhar uma pasta “downloads” do Linux, você informa isto em Configurações e dá a ela, p.ex., o nome de “pasta_downloads” (é recomendável não usar espaços em branco). É claro que a pasta tem que estar montada no linux para você poder acessá-la via VirtualBox e incluí-la como pasta a ser compartilhada.

Tela-1, VirtualBox

Tela-1

Tela-2

2) Com o Windows carregado no VirtualBox, vá à janela do VirtualBox, clique em “Dispositivos” (conforme tela-3 abaixo) e use a opção do menu “Instalar Adicionais para Convidados”.

Tela-3

3) No Windows XP, entre no modo comando (através de Iniciar > Executar e teclando cmd ou command). Vai se abrir a janela DOS e, nela, dê o comando:
net use x: vboxsvrpasta-downloads

, cuja resposta do Windows deve ser “Comando concluído com êxito”.  Repita o processo para cada pasta que quiser compartilhar (é claro que você pode informar todas as pastas a compartilhar de uma só vez e, depois, quando entrar no command, dar um comando net use para cada uma das pastas).

4) Abra “Meu Computador” no Windows, e os drives estarão lá como unidades da rede (conforme tela-4 abaixo), tornando possível o acesso as pastas do linux compartilhadas.

Tela-4

5) A partir da primeira vez do acesso, as pastas sempre estarão disponíveis naquela máquina virtual quando você carregá-la e não precisará mais repetir estes passos todos.

Links:

1- Instalar o VirtualBox no GNU/Linux, distribuição Debian
2- Transferir arquivos para o VirtualBox

comentários
  1. Vinicius disse:

    O passo 3 não deu certo comigo, saiu a mensagem “Ocorreu o erro de sistema 67. O nome da rede não foi encontrado”. Mas aí eu cliquei com o botão direito em “Meu computador”, “Mapear unidade de rede”, “Procurar”, tava em virtualBox shared files. Aí consegui passar os arquivos.

    Muito bom seu site. Abraço!

  2. Tenho o virtual box 4.0 e instalei o windows 2008 R2 e falta instalar a placa de rede, tentei “Instalar adicionais para convidados mas não funcionou” ativei unidade USB mas não reconhece.

    Sabe de alguma outra forma de resolver??

    Desde já grato,
    Wellington Rogati
    E: wellingtonrogati@gmail.com

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s