Pacote Debian AMD64, ia64 ou i386 ?

Publicado: 19/07/2011 em Linux, Programação
Tags:, , , ,

AMD64, x64 ou x86-64 é o nome genérico dada à família (arquitetura) de processadores baseados na tecnologia de 64 bit, utilizada pelos processadores tanto da Intel como da AMD (AMD64 & Intel EM64T). É um superconjunto da arquitetura x86, que, por sua vez, tem esta denominação pelo fato dos primeiros processadores desta arquitetura terem sido identificados somente por números terminados com a seqüência “86”: o 8086, o 80186, o 80286, o 80386 e o 80486. Os processadores x86-64 também podem executar programas x86 (de 32-bit ou 16-bit). Assim, resumindo, arquitetura é o tipo de hardware com que o computador foi construído.

A mais popular é a arquitetura Intel/AMD. Na maioria dos casos utiliza-se as imagens para “i386”. Se o computador tem um processador de 64 bits, AMD ou Intel, deve-se optar por uma imagem “amd64” (apesar da “i386” funcionar bem). Mas a imagem “ia64” não vão funcionar. Apenas os processadores Itanium (que são da Intel, e para servidores de alto desempenho) roda o IA-64, que é incompativel com o resto. O IA64 só consegue executar nativamente aplicativos 64 bits . Para os demais processadores que suportam 64-bit, deve-se usar o pacote AMD64. O nome AMD64 é porque os primeiros 64-bit eram AMD, e o nome perdura até hoje, mas serve para os intel 64-bit. Para processadores 64bits o pacote AMD64 teoricamente dará um melhor desempenho.

É bom citar que a imagem de 32 bits tem a capacidade de controlar até 4GB de memória RAM. Assim, se seu PC tem um processador de 64 bits AMD ou Intel, você provavelmente deve optar as imagens AMD64 (apesar da i386 funcionar bem). Mas as imagens IA64 não vão funcionar.

Veja mais:
1- Qual das inúmeras imagens eu devo baixar? (FAQ – Debian)
2- Debian – hardwares suportados
3- Arquitetura de processadores baseados na tecnologia de 64 bit
4- EM64T – implementação da Intel da AMD64
5- Forum Guiadohardware: duvida….ia64 e amd64

comentários
  1. Muito bom, parabéns!
    Simples e direto…

  2. Antonio disse:

    obriigado!!!!!!

  3. Rodrigo disse:

    Muito Obrigado !!
    Simples e direto !!

  4. Fábio disse:

    Cara valeu mesmo!!! mais explicado que isso é impossível. Parabéns!

  5. gerson costa disse:

    muito obrigado vc me tirou uma duvida cruel

  6. Renato disse:

    Vlw cara, To começando a usar o linux e ja tava confuso na hora de baixar a versão correta. Cliquei no amd64 e aparece 8 imagens de dvd para baixar! srsrsr
    Sabe me dizer se são diferentes cada uma ?

    Porque não fazem as coisas mais bem explicadas, detalhadas. Isso certamente iria encorajar as pessoas a testarem mais o linux. Eu to achando mt chato isso de qualquer coisa ja ter que fuçar a net pra tirar duvida. Po, os caras deveriam por um help facil da achar ou mais intuitivo.

    Nao é tao facil migrar do jeito Gates para o Linus

    • Albuquerque disse:

      Renato,

      acho que as 8 imagens que falas são as encontradas no repositório Debina amd64 em http://cdimage.debian.org/debian-cd/6.0.2.1/amd64/iso-dvd/

      Na prática, basta instalar a imagem de DVD-1. Nesta estão contidos o SO Linux e um conjunto de aplicativos GNU. Outros aplicativos que necessitares depois, podes ir instalando gradativamente por demanda.

      Vamos em frente e força! É mais fácil do que pensas.

  7. Ricardo disse:

    Estava com duvida de qual versão Debian baixar. Agora está tudo esclarecido. Muito obrigado.

  8. […] Mais informações: 1- Pacote Debian AMD64, ia64 ou i386 para Intel i5? 2- Blog do Jairo Sanches – Atheros AR8131 no Linux 3- To install Debian testing 4- Instalar o […]

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s