Montar cabos UTP crossover e direto

Publicado: 17/07/2011 em Hardware
Tags:, ,

Se você tem dois ou três computadores em casa ou em seu escritório, certamente tem interesse em conectá-los em rede para compartilhar impressoras, arquivos e a conexão à internet. Para isso, a ação mais comum é a criação de um cabo crossover ou de um cabo direto. Este tutorial ensinará como criá-los.

Itens para a crimpagem de cabos crossover e direto:

– Alicate de crimpagem;
– Conectores RJ-45;
– Cabo UTP padrão CAT 5e (tamanho variável de acordo com a necessidade).

Para ligar computador a computador, usa-se cabo crossover. Para ligar computador a um hub/switch, usa-se cabo direto. A diferença entre eles é que o cabo crossover tem a disposição de seus fios de maneira diferente em uma ponta em relação à outra, enquanto que o cabo direto tem a disposição dos fios iguais em cada extremidade. O cabo crossover também deve ser usado quando é necessário conectar um hub/switch a outro.

Montando o cabo direto

O primeiro passo para montar o cabo consiste em tirar parte do revestimento (em cerca de 1 cm) das extremidades do cabo, deixando expostos os fios. Para isso, deve-se usar um alicate de corte (alguns alicates de crimpagem contam com esse recurso), mas tome cuidado para não cortar os fios. Em seguida, deve-se colocá-los na seguinte ordem:

Essa seqüência é conhecida como norma EIA/TIA 568A.

Após a realização desse passo, é necessário encaixar o conector RJ-45, tomando-se o cuidado de fazer com que cada fio entre no orifício correspondente. Para isso, segure o conector firmemente em uma mão e a ponta do cabo na outra. Insira os fios vagarosamente, certificando-se de que nenhum ficou pelo caminho. Se ao atingir o final do conector você notar que algum fio tem alguma diferença de tamanho ou está mais atrás em relação aos outros, refaça o procedimento. Os fios devem ter o mesmo tamanho e todos devem chegar ao final dos orifícios do conector.

É muito importante que o revestimento do cabo também entre no conector. Do contrário, será mais fácil ocorrer o rompimento dos fios.

Após ter certeza de que o cabo está devidamente inserido no conector, é hora de crimpar. Para isso, coloque o conector dentro do espaço correspondente do alicate de crimpagem. Segure o cabo com uma mão e com a outra pressione o alicate. Após o cabo estar relativamente preso, reforce o procedimento apertando o alicate com as duas mãos. Aperte bem, mas tome cuidado para não exagerar e danificar o conector.

1- Branco verde
2- Verde
3- Branco com laranja
4- Azul
5- Branco com azul
6- Laranja
7- Branco com Marrom
8- Marrom

Se você notar algum problema após crimpar o cabo, não será possível tirar o conector. A saída é cortar o cabo nesse ponto e repetir todos os passos.

O cabo direto tem as duas pontas iguais, logo basta repetir os procedimentos acima para a outra ponta. Se tudo se sair bem seu cabo direto está pronto para ser usado!

Montando o cabo crossover
O cabo crossover deve ter uma ponta no padrão EIA/TIA 568A. Logo, faça os procedimentos do tópico anterior em um dos lados do cabo.

Feito isso, na outra extremidade, é necessário que os fios sejam posicionados no conector RJ-45 na seguinte ordem:

1- Branco com laranja
2- Laranja
3- Branco com verde
4- Azul
5- Branco com azul
6- Verde
7- Branco com Marrom
8- Marrom

Essa seqüência é conhecida como norma EIA/TIA 568B. Os cabos são encaixados nessa ordem, com a trava do conector virada para baixo, como no diagrama:

Posição dos fios

Posição dos fios

Veja mais informações em:
Tutorial da infowest.
Tutorial do GDH.r

Deixe um comentário, pois isto é muito motivante para continuarmos este trabalho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s