Informática em um laboratório de escola pública

Publicado: 29/06/2011 em Atualidades, Educação, Política
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Como amigo da escola, ajudei a construir um pequeno curso de informática básico, de 3 meses de duração, para alunos do ensino médio noturno de uma escola pública.A idéia seria desenvolver o curso no modelo de oficinas participativas fazendo com que o aluno se aproprie dos conhecimentos que envolvem o funcionamento de um laboratório de informática. Coloco aqui o programa proposto:

Projeto: Oficina pedagógica de Inclusão Digital em um laboratório escolar

    Objetivos

1. Introduzir os alunos no mundo virtual, compreendendo suas potencialidades e limitações, fazendo articulações deste mundo com a realidade concreta da vida cotidiana.
2. Fazer entender, em especial, o funcionamento da grande rede de informações que é a internet de modo a contribuir para o bom uso desta rede de conhecimento pelos alunos.
3. Estabelecer os princípios básicos da rede de informações que é a internet como um ambiente de aprendizado e de conhecimento.

    Justificativa

A escola possui um conjunto de 28 computadores, switch, bancadas, cadeiras, tomadas eléricas apropriadas e na quantidade necessária e conexão internet banda larga guardados e sem uso há aproximadamente 1 (hum) ano. A destinação destes equipamentos foi para montagem de um laboratório de informática para ser utilizado pelos alunos. No entanto, a escola não recebeu a estrutura de recursos humanos suficientes para colocar em prática um programa educacional integrado com a infomrática, onde esta seria um instrumento a mais no processo de aprendizagem.
Assim, os computadores se encontravam fechados em caixas e sem utilização até o mês de agosto de 2009. A partir do momento em que uma professora de geografia da escola se disponibilizou como apoio à coordenação pedagógica, foi possível sugerir um projeto que integrasse “amigos da escola” – profissionais da área de TI – para abrir o laboratório e utilizar as aulas de PI (Prática Interdisciplinar) com aulas de informática.

    Público alvo

Alunos do ensino médio noturno da escola – uma turma do 1o ano, uma do 2o e outra do 3o – no horário da aula de PI (duração de 45 minutos cada uma), uma vez por semana para cada turma, na noite de quinta-feira.

    Prazo de execução

Meses de setembro, outubro e novembro de 2009.
Turno: noturno
Carga Horária: três turmas de 45 minutos cada, por semana.
Dia: Quintas-Feiras

    Materiais e métodos

1. reflexões: o computador em nossas vidas

Usando de uma interação tipo “roda de prosa”, discutir com os alunos o que é o computador, sua importância na vida contemporânea, potencialidades e limites. Procurar-se-á desmistificar a máquina, e colocando o ser humano como um ser pensante e criativo e a máquina como um instrumento programado e a serviço do homem.

2. o tirar da caixa: primeiro contato com o computador e fazendo ele funcionar

Tirando os computadores das caixas, identificando a unidade de processamento, monitor, estabilizador, teclado, mouse e caixas som. Montando o ambiente, conectando as partes em uma bancada de trabalho. Identificando cores e encaixes. Cuidados e desmistificações. Manipulando a matéria e entendendo suas partes físicas através de uma sucada de computador aberta.

3. a rede: cabeando a rede do laboratório e fazendo o computador se comunicar

Utilização de uma oficina de cabeamento, crimpando os cabos, entendendo a função do switch, colocando as máquinas conectadas e acessando uma das máquinas na rede do laboratório como máquina servidora de páginas web.

4. a internet: seu funcionamento e equipamentos

Utilização de um vídeo educativo mostrando como funciona a internet com posterior debate sobre o mesmo. Conceito de pacotes de informação, endereçamento IP, switch, roteador, portas, firewall, virus, proxy e outros. Um trabalho lúdico para perceber os princípios de funcionamento do mundo virtual.

5. a internet: navegando, pesquisando, descobrindo…

Aprendendo a buscar conteúdos, principais enciclopédias da internet, inferências quanto a qualidade da informação.

6. Blogs: produzindo conteúdos e compartilhando conhecimento

Criação do espaço próprio de expressão, publicando conteúdos, comentando as opiniões.

7. Software: a parte “inteligente” – SO e aplicativos

Distinção entre o hardware e o software. Principais sistemas operacionais e suas características. O SO e os aplicativos. Instalando e desinstalando aplicativos. O direito autorau e o software livre. Identificando, buscando na internet, instalando e usando aplicativos úteis em aplicações diversas.

    Restrições:

1. Tempo: o tempo de execução deste projeto é um fator limitador, uma vez que teve início em setembro/2009 e finalizará em novembro/2009 quando do final do calendário escolar. A atividade se desenvolverá somente durante 45 minutos por semana para cada turma, o que prejudica o andamento continuado das sugestões pedagógicas acima feitas. Para o próximo ano (2010) este projeto pode ser ampliado a fim de atingir toda a comunidade escolar com um programa interdisciplinar mais rico.

2. Inexistência de monitores: a ausência de monitores para, na ausência dos instrutores, abrirem o laboratório e facilitarem os trabalhos dos alunos, também é um fator limitador.

3. Dificuldade de manutenção do funcionamento do laboratório: o pouco envolvimento dos outros profissionais da escola, até mesmo porque já estão inseridos em outras atividades, dificulta a total implementação e continuidade das atividades do laboratório.

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